Rui Fernandes - Tenor Lírico

Natural do Porto, iniciou em 2002 os estudos musicais no curso complementar, no Conservatório Regional de Gaia, com Fernanda Correia e concluiu a Licenciatura de Canto Teatral no Conservatório Superior de Música de Gaia na classe da mesma professora.

Frequentou classes de aperfeiçoamento com os professores: Enza Ferrari, António Salgado, Gabriella Morigi, Luis Girón May, Elisabete Matos, Marc Tardue, Paulo Ferreira, Saioa Hernandez e Francesco Pio Galasso.

No domínio da oratória participou em Glória de Vivaldi, Messias de Handel, Magnificat de J.S.Bach, Requiem e Missa de Coroação de Mozart, 9ª Sinfonia de Beethoven, Missa de Santa Cecília de Gounod, Jephta de Carimissi, Horto Sereníssimo de Eurico Carrapatoso, Requiem Alemão de Brahms, Via Crucis de Liszt, Misa Criolla de Ariel Ramirez.

No campo da ópera interpretou o papel de Bastien em Bastien et Bastienne de Mozart; Priest e Homem armado em Flauta mágica de Mozart; Visconde de Cascada em Viúva Alegre de Franz Lehár; Sem em Arca de Noé de Benjamim Britten; Rodolfo em La Bohème de Puccini; Duca de Mântua em Rigoletto de Verdi. Participou nas óperas Irene de Alfredo Keil; Amahal e os visitantes da noite de Gian Carlo Menotti; O Pequeno Limpa Chaminés de Benjamim Britten; O Trovador de Verdi; Carmen de Bizet.

Trabalhou com os maestros Mário Mateus, Jairo Grossi, José Miramontes Zapata, Marc Tardue, David Rahn, Artur Pinho, Joaquim Vidal Santos, António Saiote.

Apresenta-se também como solista em concertos, audições, interpretando áreas de oratória, ópera, lied e peças portuguesas.

É licenciado em Biologia – ramo Científico.